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Fundada em 2003, e com lojas físicas por todo o país, a PCDIGA é, em 2021, uma referência no mercado da informática. Com um atendimento personalizado, dentro e fora do online, quer para clientes particulares quer para empresas, e com um catálogo de produtos que responde às mais diversas necessidades, a PCDIGA tem vindo a marcar/assegurar a sua posição no mercado português.

O DESAFIO

A PCDIGA abordou-nos com um conjunto de dificuldades relacionadas com a operacionalização da plataforma Magento 2 Commerce, que tinha sido colocada online uns meses antes. Como habitual, seguimos o nosso processo de trabalho e acordamos fazer uma primeira análise técnica acerca da implementação e do setup da plataforma.

Quando mergulhamos no interior do Magento Commerce que sustenta a operação online da PCDIGA, para além de problemas a nível do software, observamos que a infraestrutura que estava a suportar todo o tráfego online (que aumentava diariamente) apresentava vários problemas, nomeadamente, a falta de elasticidade e a inexistência de qualquer mecanismo que garantisse alta disponibilidade do site.

Como é que isto se refletia no fluxo de compra e usabilidade da loja online?

Sem estas capacidades do serviço, a infraestrutura não era capaz de responder a todo o tráfego do site. Ao mesmo tempo, uma falha, quer a nível de rede, quer a nível de hardware, seria dramática para o bottom line da PCDIGA: o site ficaria em baixo, sem resposta e sem backup para assegurar o funcionamento dos serviços.

Isto traz consequências: resulta numa perda de receita, uma vez que os consumidores deixam de ter forma de se informar sobre a loja e seus produtos, e ficam também incapacitados de realizar encomendas. Aliado a isto, com a loja online em baixo, ocorre uma quebra da experiência fluída que a PCDIGA pretende proporcionar aos seus clientes e ter associada a si – isto traduz-se numa perda reputacional.

Como é que isto se refletia no fluxo de compra e usabilidade da loja online?

Além disto, a loja online da PCDIGA estava operacionalizada sobre arquitetura muito simplista, a qual não tirava total partido das potencialidades da plataforma Magento. Como consequência, a sua infraestrutura não escalava facilmente, o que não permitia um bom fluxo de tráfego no site, dando origem a tempos de resposta desnecessariamente elevados, especialmente em momentos com grande volume de utilizadores.

A PCDIGA está num rápido crescimento, quer de visitas, quer de vendas, e a sua arquitetura de sistema prévia não tinha capacidade para aguentar a procura devido às quebras na disponibilidade do site e à pouca escalabilidade do mesmo. Analisando cuidadosamente estas necessidades, rapidamente percebemos que o desafio a ser superado era garantir tempos de resposta o mais reduzidos, implementando uma arquitetura elástica e com alta disponibilidade, assegurar estes serviços ao longo do tempo e absorvendo as variações de tráfego no próprio site, mantendo-o responsivo consoante a procura.

Apesar de termos encontrado dois grandes desafios a resolver, a elasticidade e a alta disponibilidade, estes traziam consigo mais necessidades que precisavam de uma resposta melhorada. Tornou-se fulcral resolver, também, as questões de cache, com vista a promover a utilização do site e a monitorização da sua operação, que era insuficiente. Tudo isto eram condicionantes na experiência fluída que a PCDIGA pretendia entregar aos seus clientes.

PORQUÊ A SKREY? PORQUÊ A AWS?

Na Skrey, criamos soluções de e-commerce únicas, totalmente adaptadas às necessidades dos clientes. No caso da PCDIGA, atendendo aos atributos a melhorar e aos objetivos a cumprir de entregar aos clientes PCDIGA um site com alta disponibilidade e desempenho, a Skrey era a parceira ideal para os ajudar a superar os obstáculos/desafios, com soluções digitais totalmente personalizadas consoante as suas necessidades de agilizar o fluxo de vendas e de tráfego, melhorar a escalabilidade e a disponibilidade da loja digital.

Assim, a PCDIGA passou pelo processo Skrey, que começa pela análise dos problemas. Neste caso, a falta de desempenho, de elasticidade e de resiliência. Partindo desta análise, foi traçada uma solução e, no caso PCDIGA, esta passou por uma reestruturação da infraestrutura, para além do trabalho feito ao nível do código aplicacional (aspeto sobre o qual este case study não incide). Assim, a Skrey concluiu que para atingir os objetivos colocados pela PCDIGA, teria que trabalhar em dois níveis: uma infraestrutura mais rápida e resiliente, e também uma correção, ao nível aplicacional, do código, para não entrar em conflitos com os objetivos e as melhorias a realizar.

A solução? Juntar a Skrey com a AWS.

Perante o desafio de reestruturar a sua infraestrutura de servidores, de forma a trazer elasticidade e resiliência à sua loja online, migramos a infraestrutura da PCDIGA para a AWS e ajudamos a PCDIGA a tirar o melhor proveito de toda a tecnologia AWS: Amazon CloudWatch, Amazon Cloudfront, Amazon DataBase Migration Service, Amazon EC2, Amazon ElastiCache, Amazon Aurora e Amazon SES.

A AWS é a plataforma líder em computação na Cloud, oferecendo uma escalabilidade, rapidez de resposta e resiliência sem paralelo. Exatamente aquilo que um negócio de comércio eletrónico pujante precisa.

O resultado do trabalho de engenharia desenvolvido pela Skrey com a tecnologia AWS, resulta num site com alto desempenho e alta disponibilidade.

Assim sendo, a loja online da PCDIGA funciona, agora, com uma infraestrutura capaz de se ajustar à carga do site e de garantir, assim, a sua contínua disponibilidade e responsividade aos clientes.

Com uma resposta tão eficiente e adequada às necessidades da PCDIGA, a Skrey acabou por encontrar nos restantes serviços AWS soluções para outros problemas, que não envolveram a criação de módulos específicos para Magento nem alterações diretas ao código.

É o caso do serviço Amazon Cloudfront, que acelera a disponibilização dos recursos para a loja online.

A nível de cache, no caso PCDIGA, a Skrey aproveitou as tecnologias Varnish e Amazon Elasticache, que também melhoram o desempenho e a disponibilidade da loja online. Houve uma clara melhoria de como a cache era gerida, com o objetivo de diminuir a quantidade de vezes que as pessoas acediam ao backoffice para a limpar.

Atualmente, comparando ao que a PCDIGA tinha inicialmente, existem, agora, vários indicadores de desempenho de cpu por serviço, de tempos de respostas e ligações à base de dados, o que permite corrigir problemas e entraves de forma mais rápida, imediata e precisa. Mais uma vez, graças aos serviços da AWS que a Skrey aproveitou para o cliente em análise.

No que diz respeito à base de dados, foi com o recurso ao serviço de base de dados Amazon Aurora da AWS que foi possível à Skrey construir um módulo único, no qual é possível aumentar significativamente o desempenho da plataforma Magento, distribuindo a carga por um servidor de base de dados que lida apenas com a escrita de dados (nó) de escrita e múltiplos nós de leitura. Isto otimiza o uso da base de dados da PCDIGA, aumenta drasticamente a capacidade de resposta da base de dados, e apenas foi possível devido ao serviço único que a AWS fornece.

Ainda aquando da migração, com mais máquinas e serviços em uso, foi visível, a necessidade de uma ferramenta que permitisse consultar os logs todos num lugar centralizado, de forma a aceder em apenas um lugar centralizado a relatórios sobre o funcionamento da loja da PCDIGA, neste caso, em Magento. Isto permite, agora, monitorizar o desempenho do site, ser alertado para quando os indicadores de desempenho pioram e agir preventivamente para evitar eventos de degradação de desempenho.

BENEFÍCIOS

Com os recursos da AWS e as competências da Skrey, a PCDIGA conseguiu atingir os seus dois principais objetivos: estar 99,99% do tempo online e pronta a receber visitas e encomendas sem qualquer sobressalto.

 

A combinação dos serviços AWS e as expertise da Skrey permitem o crescimento do negócio conforme a exigência dos dados, bem como a adaptação contínua da infraestrutura às necessidades do negócio e dos clientes.

Com a escalabilidade da infraestrutura que a AWS permite, a PCDIGA consegue resolver um dos grandes problemas que apresentava, fazendo cumprir um dos principais objetivos/desafios que a trouxe até à Skrey.

De forma a garantir o máximo potencial dos serviços AWS e de assegurar o melhor ROI (retorno de investimento), a PCDIGA optou por escolher uma empresa como a Skrey, especialista em soluções e-commerce personalizadas e parceira da Amazon Web Services – garantindo a solução adequada e completa para os desafios iniciais.

Com os seus principais desafios resolvidos, a PCDIGA não vê o seu volume de receitas afetado pela indisponibilidade da sua loja e, também, como consequência positiva, a experiência de utilizador e de compra não é afetada pelos problemas acima mencionados, o que contribui para a construção de uma boa reputação junto dos clientes PCDIGA.

Cada loja online tem os seus desafios únicos e os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Com as soluções digitais únicas da Skrey, proporcionamos ferramentas para que os nossos clientes superem os setbacks para que se foquem no que leva o negócio deles em frente.

Ser parceiros AWS permite à Skrey customizar e personalizar ainda mais as soluções e-commerce que oferece, de forma mais extensa e com recurso a serviços únicos e de qualidade inigualável. Tal como as experiências digitais que pretendemos proporcionar aos nossos clientes.

Preparado para ver o que vem a seguir?

VAMOS CONSTRUIR ALGO EXTRAORDINÁRIO